Ivan IIlich
BIOGRAFIA
Ivan Illich nasceu em Viena no ano de 1926 e faleceu em Bremen, na Alemanha em Dezembro de 2002.
Foi também em Roma que Illich entrou para o seminário (1951) tornando-se sacerdote.
Na década de 70 foi co-fundador do Centro de Informação e Documentação (CIDOC), espécie de universidade aberta, especialmente voltada para os problemas da educação e independência cultural do Terceiro Mundo, sobretudo da América Latina.
A partir de 1980, dividiu o seu tempo entre o México, os Estados Unidos e a Alemanha. Nos últimos anos de sua vida, Illich foi professor convidado de filosofia, de ciência, tecnologia e sociedade no estado da Pensilvânia, sendo também docente na Universidade de Bremen onde morreu no dia 2 de Dezembro de 2002.
IDEIAS
Energia e transporte
Educação
Saúde
Aspecto Social
Destacando-se sobre questões educacionais em relação aos problemas das instituições de educação, assim, defendendo a idéia de uma sociedade sem escolas.
Segundo Ivan Illich, “maioria dos homens tem seu direito de aprender cortado pela obrigação de freqüentar a escola” Sociedade sem escolas (1970).
“Espero que os vossos netos hão-de viver numa ilha onde já não será necessário ir à escola como hoje [é] ir à missa”. Ivan Illich (na cerimônia de encerramento do ano letivo da Universidade Católica de Ponce (Porto Rico), em 1969).
“Não é possível uma educação universal através da escola. Seria mais factível se fosse tentada por outras instituições (...). A actual procura de novas saídas educacionais deve virar procura de seu universo institucional: a teia educacional que aumenta a oportunidade de cada um de transformar todo o instante da sua vida num instante de aprendizagem (...). Ivan Illich (em 1970 no prefácio de Deschooling society)”.
Por que devemos desinstalar a escola.
Ela os escolariza para confundir processo com substância. Alcançado isto, uma nova lógica entra em jogo: quanto mais longa a escolaridade,