ITÁLIA FASCISTA
A Itália fascista, também regime de Mussolini, ditadura de Benito Mussolini ou ditadura fascista é o período da história da Itália do governo do Duce Benito Mussolini, e do desenvolvimento do Fascismo.
O fascismo foi um movimento político autoritário do século XX que surgiu no Reino de Itália após a Primeira Guerra Mundial. Nascido em parte como reacção à Revolução Bolchevique de 1917 e as fortes lutas dos sindicatos de trabalhadores e trabalhadores, culminando no biénio roço, em parte, como a controvérsia sobre a sociedade liberal-democrática que emergiu a partir da experiência da Primeira Guerra Mundial.
A palavra fascismo tem origem na palavra fasci que significa, em italiano, "feixe". O feixe de lenha amarrado foi um símbolo muito usado em Roma Antiga. Simbolizava a força na união, pois um galho sozinho pode ser quebrado, porém unidos tornam-se bem resistentes. Benito Mussolini resgatou este símbolo ao fundar o Partido Nacional Fascista em 1922. O símbolo deste partido era o feixe de lenha com um machado, tendo de pano de fundo as cores da bandeira italiana.
O FASCISMO SEGUNDO MUSSOLINI
"O fascismo é uma grande mobilização das forças materiais e morais. O que se propõe? Dizemos isto sem falsa modéstia: para governar a nação. Como? De modo necessário para garantir a grandeza moral e material do povo italiano. Vamos falar francamente: não importa especificamente como, não é ético, ou convergente com o socialismo, em particular aspira a reorganização nacional e política do nosso país. Mudamos os valores tradicionais que o socialismo continue ou desapareça, mas, acima de tudo, o espírito fascista se refugia em tudo o que é arbitrário em relação ao futuro misterioso."
Em 28 de Outubro de 1922, as milícias fascistas iniciam a Marcha sobre Roma, promovendo uma passeata de cerca de 50 mil fascistas em Roma. Pressionado, o rei Vítor Emanuel III convoca Mussolini para chefiar o governo em uma Itália que atravessa uma grave crise económica e