ITQ - 5 CAPITULOS
APRENDENDO COM O MAIOR DISCIPULADOR DEPOIS DE JESUS
TÓPICO 1- O CAMINHO PARA DEIXAR UM LEGADO ESPIRITUAL.
(Atos 4:36) - Então José, cognominado pelos apóstolos, Barnabé (que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre,
(Atos 4:37) - Possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.
Para entender sobre o peso profético de Barnabé fica claro que a palavra chave aqui é “encorajador” Que ou aquele que encoraja. = ENCORAJANTE.
Em toda a bíblia, depois da pessoa de Cristo, o encorajador se chama Barnabé.
A igreja daquela época passava por grandes perseguições, a igreja cristã passava por dificuldades. E em meio a essas contrárias situações estava Barnabé encorajando, e a ação do Espírito Santo.
José não recebeu este apelido por receber, certamente foi uma pessoa que exalava: presença confortadora; maneira séria e desprendida de se dedicar aos outros.
Deixou o exemplo de desprendimento das coisas materiais, Levita de Chipre, sabia que todos possuem a posse das coisas mas não a propriedade, pois esta pertence a Deus. Vendeu sua propriedade em Chipre para ajudar a obra de Deus naqueles dias.
A fidelidade de um líder é medida de acordo com a entrega que ele faz, a Deus, do que é e do que tem. Por isso seu ato foi bem diferente de Safira e Ananias (Atos 5: 1-11), ele depositou toda a quantia aos pés dos apóstolos.
2 A NECESSIDADE DE BARNABÉS
Barnabé aparece como exemplo concreto de discipulado na igreja primitiva. Ele não é apenas um contraste dos cristãos da época, vai muito, além disso.
Termos pessoas ao nosso lado que nos encorajam na caminhada, nos ajuda a vencer a dor, e as adversidades do cotidiano é tudo que queremos. Faltam Barnabés em nossos dias.
Onde estão os Barnabés? Deus está procurando pessoas de um modo geral que dêem notícias alentadoras à alma uns dos outros.
3 A ARTE DE CUIDAR DO OUTRO.
(Atos 9:26) - E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos,