propositos dos milagres de jesus
Lemos e nos deparamos nos evangelhos com vários milagres que Jesus Cristo realizou, sendo eles cura, ressurreição dos mortos. Mais temos que ir mais além, por isso vamos aqui entender um pouco dos propósitos dos milagres de Jesus, vamos nesse trabalho falar de seus ensinamentos através dos milagres, e entender o que Jesus nos mostrar com os milagres no Evangelho de João
Jo 20:30-31
30 Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro.
31 Estes, porém, foram escritos para que creais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.
Existem nos evangelhos as narrativas de alguns milagres realizados por Cristo. Conforme está no texto base: nem todos os milagres foram escritos, mas os que foram escritos tiveram propósitos divinos.
Há três palavras gregas para designar um milagre:
Teras – coisa portentosa
Dunamis – poder maravilhoso
Seméion – um prova ou sinal sobrenatural.
Os milagres, no evangelho de João, são designados como “sinais”, e, em outra parte do NT, a palavra para “milagre” é regularmente ligada com o vocábulo que designa “sinal”. Isto nos ensina que os milagres não designam simplesmente a capacidade de Jesus fazer maravilhas, mas sim o messiado de Cristo. O objetivo do ministério de Cristo não era realizar milagres e sim buscar e salvar o que se havia perdido. Como observamos na cura do filho do oficial à distância, Jesus não quer que a fé nele se baseie nos sinais, mas sim naquilo que ele é: Deus, o caminho, a verdade e a vida.
Propósitos dos milagres
Manifestar a Sua Glória
Jo 2.11: Jesus principiou seus sinais em Caná da Galileia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.
No AT, manifestava a glória de Deus, a presença ativa de Deus para salvar o seu povo. No NT, a glória de Deus se manifesta em Jesus, Filho de Deus encarnado, e particularmente, na sua morte, ressurreição e ascensão.