ITAMAR FRANCO
Birigui
2013
Itamar Franco
Luciano
HISTÓRIA
BIRIGUI
Origem e formação
Itamar Augusto Cautiero Franco nasceu a bordo de um navio de cabotagem, um "Ita" da Companhia Nacional de Navegação Costeira, no Oceano Atlântico entre o Rio de Janeiro e Salvador. O registro civil de seu nascimento foi feito na capital baiana, onde sua mãe viúva encontraria abrigo na casa de seu tio.
Era o filho caçula de Augusto César Stiebler Franco (1898 - 1929), falecido pouco antes de seu nascimento, e Itália América di Lucca Cautiero(1901 - 1992), filha de imigrantes italianos da região Vêneto. Seus avós paternos eram Arquimedes Pedreira Franco (bacharel em direito) e Mathilde Stiebler, esta, descendentes de holandeses; Seus avós maternos eram Pasquale Cautiero e Raffaela di Lucca, ambos italianos, da região do Vêneto, no nordeste da Itália.
Sua família era de Juiz de Fora, onde cresceu e se formou no antigo curso de engenharia civil eletrotécnica (hoje dividido em Engenharia Civil eEngenharia Elétrica) em 1955, graduado na Escola de Engenharia de Juiz de Fora. Era oficial da Reserva R/2 do Exército Brasileiro pelo NPOR de Juiz de Fora. Ingressou na carreira política em 1955, quando filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
Vida pública
Itamar entrou na política em meados dos anos 50 nas fileiras do PTB. Foi candidato a vereador de Juiz de Fora em 1958 e a vice-prefeito dessa cidade em 1962, não obtendo sucesso em ambas as ocasiões.
Com o advento do regime ditatorial no país em 1964, e a subsequente instalação no país do bipartidarismo, Itamar se filia ao MDB, e se candidatando a prefeitura de sua cidade nas eleições seguintes, obtendo sucesso. Foi prefeito de Juiz de Fora de 1967 a 1971. Em novembro de 1972, Itamar é eleito prefeito de Juiz de Fora pela segunda vez. Em 1974, ele renunciou ao cargo de prefeito para concorrer,