Itahabe

507 palavras 3 páginas
Atividade
1. A econômica foi gradativamente sendo planificada (não ocorreu do dia para noite ao contrário do que alguns dizem), ou seja, as instituições foram estatizadas, a propriedade privada passou a ser desconhecida pelo estado e os níveis salariais da população foram sendo aproximados para diminuir as discrepâncias entre as classes. Houve a implantação dos planos qüinqüenais, que definiam a produção e metas de crescimento do país no período de cinco anos.
Politicamente houve a destruição total de toda filosofia partidária que não condiz esse com a ideologia do partido Bolchevique. Em resumo, o estado se tornou totalitário sob a tutela de Lênin.
A sociedade agora basicamente se dividia em uma grande maioria com condições de vida semelhantes e que tinhas suas necessidades básicas (saúde, educação, alimentação...) supridas, e uma minoria (pertencente ao partido) que detinha de um poder extremo e vários privilégios como o direito de comprar produtos importados.
Houve grande perseguição contra tudo e todos que pelo menos parecessem trair o comunismo. Estes eram presos e levados ao Gulag (campos de concentração) onde realizavam trabalhos forçados, como construção de pontes e ferrovias. Muitos morreram assim.
2. A relação é que a Rússia entrou na guerra mesmo estando ruim na situação, quando ela perdeu, teve que sair correndo, o Czar já tava fraca, esse foi o fim dele, foi à maior mancada dele, que fez com que o povo se revoltasse, querendo a saída dele, ai então permitindo uma revolução.
3. Foi pela falta de interesse dos grandes capitalistas em avaliar os efeitos da crescente produção agroindustrial norte-americana.
4. Fascismo, nazismo e stalinismo tinham em comum o fato de serem regimes totalitários, com o Estado interferindo em todas as esferas de poder (política, economia e social), exigindo total submissão dos indivíduos. Nos três casos, o poder era centralizado nas mãos dos lideres que, para mantê-lo, faziam uso de todos os meios de controle, desde

Relacionados