ISSO 14020 Alisson
ISO 14020: Estabelece os princípios básicos para os rótulos e declarações ambientais (criada em 1998 e revisada em 2002).
ISO 14021: Estabelece a auto declaração ambiental - Tipo II – Auto declarações ambientais (criada em 1999 e revisada em 2004).
ISO 14024: Estabelece os princípios e procedimentos para o rótulo ambiental Tipo I – Programas de Selo Verde (criada em 1999 e revisada em 2004).
ISO TR 14025: Estabelece os princípios e procedimentos para o rótulo ambiental Tipo III – Inclui avaliações de Ciclo de Vida (criada em 2001).
Tipo I: Rótulos ambientais certificados
Tipo II: Auto declarações
Tipo III: Declarações Ambientais do Produto, EPDs
Tipo I: Rótulos ambientais certificados
De acordo com a definição ISO, os rótulos ambientais certificados (tipo I) são:
Programas voluntários que concedem rótulos refletindo uma preferência ambiental global de um produto dentro de uma categoria particular, baseados em considerações do ciclo de vida.
Os critérios são estabelecidos por uma parte independente, e a sua credibilidade é assegurada por certificação de uma terceira parte envolvida no processo.
Tipo II: Auto declarações
As Auto declarações Tipo II são feitas pelos produtores, importadores ou distribuidores, com a finalidade de comunicar informações sobre aspectos ambientais dos seus produtos e serviços.
Estas declarações tipo II surgiram no mercado no final dos anos 80 e início dos anos 90. Os produtos exibiam declarações ambientais tais como "amigo do ambiente, livre de CFC e reciclado
As declarações tipo II não são certificadas por uma terceira parte independente, não são prefixadas nem os critérios usados correspondem de maneira comum aos considerados. Assim, a exatidão, a credibilidade e a confiabilidade deste auto declarações é questionável em relação as declarações ambientais do Tipo I & III. De qualquer forma, e a auto declaração dos produtos tem uma vantagem sobre as do Tipo I & III, pois são mais económicas, dado que não estão envolvidos