ISSAAAVBJN
307 palavras
2 páginas
3.SUSTENTASBILIDADE E GLOBALIZAÇÃOA globalização como um processo de integração entre os povos tem sido impulsionada pelas facilidades das novas tecnologias, sobretudo, nas de comunicação e transporte. A dinâmica do capitalismo necessita da intensificação da globalização, do rompimento de barreiras, da exploração de novos mercados.
Contudo, a globalização tem como efeito negativo o enfraquecimento da cultura local em favor de uma cultura padronizada. Dentre os padrões que a globalização alcança, pode-se destacar o próprio modo de produção capitalista que existe em grande parte do globo e apontado como um dos grandes precursores do agravamento dos problemas ambientais. Nesse sentido, o poder de difusão da globalização, foi em certo grau prejudicial, não desmerecendo os avanços tecnológicos advindos do capitalismo.
É valido ressaltar que a globalização é resultante de diversas relações sociais que dão origem a esse fenômeno, sendo esta não uma entidade única e bem definida, mas a junção de diversos fenômenos.
4. NEOLIPERALISMO E SUSTENTABILIDADE
O neoliberalismo atingiu o mundo como uma violenta maré de reformas institucionais e ajustamento discursivo, impondo muita destruição, não somente para as estruturas e poderes institucionais existentes, mas também para a estrutura da força de trabalho, relações sociais, políticas de bem-estar social, arranjos tecnológicos, modos de vida, pertencimento à terra, hábitos afetivos, modos de pensar e outros mais. Para voltar a retórica neoliberal contra si mesma, deveríamos nos perguntar: a que interesses particulares serve o Estado quando adota uma postura neoliberal e de que modo esses interesses particulares utilizaram-se do neoliberalismo para beneficiar a si próprios, em vez de beneficiar a todos, como se proclama? O neoliberalismo gerou um leque de movimentos de oposição. Quanto mais claramente os movimentos oposicionistas reconheçam que o seu objetivo central deve ser enfrentar o poder de classe que foi tão