Isomeria
Aluna: Fernanda de Rodrigues Alves
Isomeria
Brasília-DF
2011
Introdução
O auxílio de elementos e compostos químicos para as mais diversas atividades cotidianas é cada vez mais importante, pois determinam diferentes conclusões e possibilitam a descoberta de novos procedimentos de grande ajuda. Executa-se, portanto este trabalho com o objetivo de aprofundar conhecimentos e melhor compreender a diferença e a semelhança dos compostos isômeros e sua relevância no mundo atual.
Desenvolvimento
A isomeria surgiu no século XIX a partir de experimentos e descobertas feitas por Justus von Liebig, Friedrich Wöhler e Berzelius. A palavra isômeros vem do grego e é formada por iso (igual) e meros (partes). Esse fenômeno ocorre quando compostos de mesma fórmula molecular apresentam propriedades diferentes devido à diferença de suas fórmulas estruturais. A isomeria ocorre principalmente em compostos orgânicos e pode ser divida em plana (quando identificada por suas fórmulas estruturais planas) e espacial ou estereoisomeria (quando pode ser identificada apenas pelas suas fórmulas estruturais espaciais).
Isomeria plana:
Pode ser dividida em isomeria de cadeia, de posição, de compensação ou metameria, de função ou funcional e tautomeria.
Na isomeria de cadeia a diferença entre os compostos está no tipo de cadeia carbônica. Os principais casos de isomeria de cadeia são: fechadas e abertas (como ocorre entre ciclanos e alcenos), ramificadas e normais e heterogêneas e homogêneas (como ocorre entre aminas e amidas). Ex: butano e 2-metilpropano (normal e ramificada).
A isomeria de posição ocorre quando há diferentes posições de uma insaturação, grupo funcional ou substituinte entre os isômeros. Ex: but-1-eno e but-2-eno.
A isomeria de compensação ou metameria ocorre quando há diferença de posição de um heteroátomo na cadeia, ocorre com freqüência em aminas, amidas, ésteres e éteres. Ex: