Isomeria
Fonte de energia
Reserva de energia
Estrutural
Matéria prima para a biossíntese de outras biomoléculas
Monossacarídeos:
* São os carboidratos mais simples, dos quais derivam todas as outras classes. * Quimicamente São polihidroxialdeídos (ou aldoses) - ou polihidroxicetonas (ou cetoses), sendo os mais simples monossacarídeos compostos com no mínimo 3 carbonos:
O Gliceraldeído
A Dihidroxicetona
* Feita exceção à dihidroxicetona, todos os outros monossacarídeos - e por extensão, todos os outros carboidratos - possuem centros de assimetria (ou quirais), e fazem isomeria óptica. * A classificação dos monossacarídeos também pode ser baseada no número de carbonos de suas moléculas; assim sendo, as TRIOSES são os monossacarídeios mais simples, seguidos das TETROSES, PENTOSES, HEXOSES, HEPTOSES, etc. * Destes, os mais importantes são as Pentoses e as Hexoses. * As pentoses mais importantes são:
Ribose
Arabinose
Xilose * As hexoses mais importantes são:
Glicose
Galactose
Manose
Frutose Monossacarídeos em Solução Aquosa: * Os monossacarídeos em solução aquosa estão presentes na sua forma aberta em uma proporção de apenas 0,02% * O restante das moléculas está ciclizada na forma de um anel hemiacetal de 5 ou de 6 vértices. * O anel de 5 vértices é chamado de anel furanosídico * O anel de 6 vértices é chamado de anel piranosídico * Na estrutura do anel, o carbono onde ocorre a formação do hemiacetal é denominado "Carbono Anomérico", e sua hidroxila pode assumir 2