Isoladores distribuição
2ºSlide – Os isoladores tem como finalidade isolar eletricamente um corpo condutor de um outro qualquer. Suas principais características são: Mecânicas e Elétricas. As características mecânicas dizem respeito a força de suspenção dos cabos e suporte ao peso dos condutores e resistência aos ventos. Já as características elétricas dizem respeito a suportar sobretensões, ter uma alta resistência para correntes de fuga e boa rigidez dielétrica para suportar a tensão de operação sem apresentar rupturas. É importante ressaltar que a superfície externa do isolador deve ser impermeável, livre de rachaduras, liso, sem arestas ou cantos vivos, bolhas, etc.
4º Slide – Porcelana – Vantagem – material apresenta uma duração média de 45 anos. Intercambiabilidade – significa garantia de conexão, de perfeita troca de uma peça por outra do mesmo tipo. Desvantagem – Defeitos ocultos – podem apresentar trincas internas as quais não podem ser detectadas visualmente.
5º Slide – Vidro Temperado – Vantagem – material apresenta um melhor desempenho termodinâmico com relação a porcelana.
Desvantagem – Vandalismo, pois seus aspecto, juntamente com seus estilhaços chama atenção.
7º Slide – Isolador tipo Pino – é um dispositivo dotado de orifício roscado ou provido de pino, que para a fixação dos cabos cobertos, requer uso de amarrações externas.
8º Slide – Isolador tipo Castanha – Geralmente são utilizados em estais (tirantes) de postes de distribuição ou em ancoragem (fim de linha) de linhas de distribuição. Resistência mecânica a tração varia de 1800 daN até 9000 daN.
9º Slide – Isolador tipo Bastão – é alternativa válida para cadeias de isoladores de ancoragem de vidro ou porcelana, com vantagem de sua imperfurabilidade reduzida e do melhor desempenho sob poluição nas tensões de 15, 25 e 35 kV.
10º Slide – Isolador tipo Roldana – são utilizados em montagem horizontal, fixados por parafuso nos postes, para entrada em residências e industrias.
11º Slide