Iso 9000,10000,11000,12000 e 13000
924 palavras
4 páginas
A família de normas ISO 9000 representa o que poderíamos chamar de as melhores práticas, reconhecidas internacionalmente, para a gestão da qualidade nas organizações com a finalidade de assegurar que as mesmas sempre possam prover produtos e serviços que: * Atendam aos requisitos de qualidade dos clientes e * os requisitos normativos aplicáveis, procurando aumentar a satisfação de seus clientes e * busquem a melhoria contínua de seu desempenho na busca por estes objetivosA norma ISO 9000 busca prover uma abordagem sistêmica para a gestão da qualidade nas organizações, de modo que as mesmas possam continuamente prover produtos e serviços de acordo com as expectativas dos clientes e com isto possam mantê-los satisfeitos, sendo esta a única forma de garantir a sobrevivência da empresa a longo prazo, pois um cliente insatisfeito é um cliente perdido e não existem organizações sem clientes
Como vimos os requisitos para um sistema de qualidade são padronizados por meio da norma ISO 9000, porém cada organização é única, tanto em sua forma quanto em sua essência. Então, como seria possível que a ISO 9000 seja aplicada ao mesmo tempo em um negócio familiar e em uma multinacional, ou a um órgão do governo e a um clube de futebol?
A reposta para isto é que a norma ISO 9000 explicita quais os requisitos que o sistema de gestão da organização deve atender, mas não determina a forma como estes requisitos devem ser atendidos, ou seja, ele diz o “quê” e não “como”. Desta forma, ela pode ser implementada em qualquer contexto organizacional e até mesmo em qualquer contexto cultural.
14000
Introdução
Esta é primeira parte da norma no qual é abordado o contexto histórico em que foi desenvolvida, ressaltando a necessidade das empresas estabelecerem parâmetros para a área ambiental. É falado sobre a estrutura e importância dos requisitos descritos nela.
Alguns pontos fundamentais descritos: * As auditorias e análises críticas ambientais, por si só, não