ISO 6385
Data: 05-03-2013
Professor: Helder Tavares
Aluna: Isabelle Rodrigues de Marins
Disciplina: Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho - Noite
Trabalho: Resenha ISO 6385
A ISO 6385 é um padrão internacional relacionada aos princípios ergonômicos na concepção de ambientes de trabalho que visa ótimas condições de trabalho levando em consideração o bem estar, segurança e saúde do trabalhador. Podemos encontrar esses princípios de padrão em qualquer campo de atividade humana. O sistema de trabalho é formado por pessoas, equipamentos, tarefas, espaço, ambiente e condições de trabalho. Os princípios gerais da ergonomia devem levar em consideração as condições e limitações de cada trabalhador, isso é dado através de várias análises de cada projeto.
Primeiramente, o espaço de trabalho deve ser adaptado ao operador como ajuste dos acentos ajustados as características de cada indivíduo e espaço suficiente para os movimentos do corpo. O trabalho deve evitar que as pessoas sintam-se sobrecarregadas e a postura jamais deve causar fadiga e nem problemas circulatórios. Se as atividades forem além da força muscular, devem ser introduzidos equipamentos para auxílio como carrinhos.
O ambiente de trabalho também é um fator bastante importante, ele deve ser um lugar seguro de forma que as condições físicas, químicas e biológicas não tenham efeitos nocivos sobre as pessoas de forma a assegurar a saúde. As condições térmicas do ambiente devem ser de acordo com as condições climáticas do local, tais como: temperatura do ar, umidade, vestimenta de trabalho. A iluminação deverá ser ótima para a realização da tarefa. As vibrações e impactos não devem atingir aos operadores de forma que causem danos físicos e a exposição dos operadores a materiais perigosos e radiações devem ser evitados.
O processo do trabalho promove o bem estar e evita a sobrecarga física ou sensorial. A realização excessiva de movimentos repetitivos é um exemplo do que