iso 14000 e iso 26000
ANA FLÁVIA MALTA
CÉSAR HENRIQUE
LETÍCIA DANTAS
NÚBIA ASSIS
GESTÃO SOCIOAMBIENTAL
ISO 14000 e ISO 26000
Coronel Fabriciano
2014
1- INTRODUÇÃO
As ações humanas causam impactos sobre a vida de todos os seres que habitam o planeta e, aqueles são ampliados com a inserção e evolução de novas tecnologias que surgem constantemente. Estas visam proporcionar melhor qualidade de vida, porém, o meio ambiente, degradado pela ação humana necessita de ações que objetivam racionalizar tanto o uso dos recursos naturais durante o processo fabril, quanto o descarte final de resíduos. De acordo com Medina (2008) o problema da prevenção do meio ambiente é uma questão moral, porque além de afetar a qualidade de vida apresenta ameaças à sobrevivência, sendo assim, as empresas precisam buscar alternativas que possam tratar os resíduos e/ou minimizar sua produção.
A ISO foi criada para desenvolver normas internacionais de padronização e de qualidade que agregam valor às operações de governos e empresas em diversos campos técnicos. Essas normas contribuem para o mundo em que vivemos, pois suas finalidades são assegurar características como qualidade, ecologia, economia, segurança, confiabilidade, compatibilidade, interoperabilidade, eficiência e efetividade, além de facilitar o comercio e difundir conhecimento e compartilhar os avanços tecnológicos e as boas práticas de gestão.
1.2- SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
A partir da última década, tem crescido a importância das questões relacionadas com o meio ambiente, especialmente nas atividades ligadas à indústria e ao comércio, o que vem afetando significativamente a vida das empresas. No ambiente empresarial atual, as organizações não devem apenas fazer o suficiente para alcançar os objetivos financeiros e satisfazer as exigências dos acionistas e líderes, as organizações também estão obrigadas a controlar e reduzir o impacto ambiental de suas