Islamismo
ISLAMISMO
Islam, significa “submissão”, “sujeição”, “entrega” à vontade de Deus na vida e na morte.
[pic]
FUNDADOR
Maomé nasceu por volta de 570 em Meca, cresceu como órfão, em um centro comercial e de peregrinações. Casou-se com uma viúva rica, Khadija, e fundou uma família. Em sua busca espiritual, recebeu a primeira revelação aos 40 anos, enquanto meditava em uma caverna. E então se considerou o enviado do Deus único, passando a ensinar na tradição dos profetas bíblicos e pessoas jovens, sobretudo da classe mais pobres. Passou a pregar publicamente sua mensagem, foi perseguido pelo Conselho em Meca, e então foi obrigado a emigrar para a Medina (al-Madina: “cidade” do profeta), em 622. Esse acontecimento é chamado de Hégira (emigração), é o marco inicial do calendário muçulmano até hoje.
HISTORIA
A religião muçulmana tem crescido nos últimos anos (atualmente é a segunda maior do mundo) e está presente em todos os continentes. Porém, a maior parte de seguidores do islamismo encontra-se nos países árabes do oriente Médio e do norte da África. Assim como as religiões cristãs, a religião mulçumana é monoteísta, ou seja, crê na existência de apenas um deus, Alá ou Allah (palavra para designar Deus em árabe).
O Islã entrou no Brasil através da África, trazido por escravos que para o país foram traficados, um povo africano que haviam sido islamizados. Diversos fatores fizeram com que a presença muçulmana no Brasil tenha diminuído muito ainda no tempo da escravidão: o massacre de pessoas envolvidas nas revoltas, a deportação de escravos revoltosos e a volta para a África de negros muçulmanos que haviam conseguido a carta de alforria.
Os muçulmanos estão divididos em dois grandes grupos: os Sunitas e os Xiitas, os Sunitas subdividem-se em quatro grupos menores. Estas divisões aconteceram devido às disputas em torno da legitima sucessão do