Islamismo
TRABALHO DE RELIGIÃO
PORTO ALEGRE, NOVEMBRO DE 2008
CENTRO DE ENSINO MÉDIO TIRADENTES
O ISLAMISMO
GRUPO: ANDERSON KAISER PINTO, BRUNO DO AMARAL STEIN, JEAN LUCKEI TOLOTI, RAFAEL DUARTE PACHECO.
NÚMEROS: 03, 06, 18, 27.
DISCIPLINA: RELIGIÃO
TURMA: 16
PORTO ALEGRE, 09 DE NOVEMBRO DE 2010
1. INTRODUÇÃO
O Islamismo é uma religião que vem crescendo a cada ano, hoje é a segunda maior religião em número de adeptos. Sua história começa na cidade de Meca onde nasceu, há cerca de quatro mil anos, um homem chamado Muhammad. Ele cresce e começa pregar seus ensinamentos, que são todos baseados na aparição do Anjo Gabriel que lhe mostrou o caminho da verdade. Aos poucos Muhammad (Maomé) ganha popularidade e muitas pessoas aderem à suas pregações. Após a morte de Maomé, a religião já tinha se difundido pelo Oriente Médio, África e Península Ibérica.
O Islã é visto pelos seus seguidores como um modo de vida que se relaciona com todos os aspectos da vida, sejam eles políticos, financeiros, comerciais ou militares. Os muçulmanos estão divididos entre sunitas, o grupo majoritário, e xiitas, a minoria dentro da religião. Os sunitas formam o tronco principal da religião, ligado à interpretação mais aceita da história islâmica, e reúnem cerca de 90% dos muçulmanos no mundo.
2. ISLAMISMO
2.1. O Profeta Mohammad
Mohammad nasceu em Meca, Arábia Saudita, no ano de 570 d.C. Seu Pai, Abdalá faleceu em uma batalha antes de seu nascimento, e sua mãe, Amina morreu quando ele tinha cerca de 6 anos (alguns historiadores acreditam que ela teria morrido semanas após o nascimento de Maomé). Com isso seu tio Abu Talib pertencente à tribo dos Coraixitas, tomou sua guarda. Mohammad tornou-se condutor de caravanas que atravessavam o deserto, era considerado um valioso auxiliar de seu tio.
Naquela época, os árabes praticavam uma forma de adoração a Deus centralizada no vale de Meca, no local sagrado da Caaba, uma construção simples em forma