Islamismo
O movimento cultural que predominou na Europa ocidental na transição da Idade Média para a Idade Moderna foi chamado de Renascimento. Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista. Ele foi responsável por uma radical transformação do homem no que diz respeito à religião, à filosofia, ao amor, à política e à maneira de encarar a vida, pois repudiava o período medieval e opunha-se ao geocentrismo, misticismo e teocentrismo, representando, assim, uma nova visão do mundo.
O renascimento apresentou algumas características importantes, na qual, a principal dela é o humanismo.
O humanista era um sábio que defendia o homem como o centro do universo, ele valoriza mais o homem, e diminui a importância de Deus. O teocentrismo, visto na Idade Média, vai perdendo suas forças e o antropocentrismo, começa a ganhar espaço durante o período do Humanismo. Isto, também dá espaço para que surja o racionalismo, ou seja, a razão, passa a ser a grande busca do homem. O homem passa a explicar tudo através da razão, o racionalismo opõe-se ao pensamento arcaico. Com esses fatores, humanismo, antropocentrismo, racionalismo, desenvolve-se então, o individualismo. O humanismo, também foi uma transição literária. Antes, na literatura trovadoresca a essência era poética, agora, desenvolve-se a prosa, por causa do trabalho dos cronistas.
As características do renascimento foram:
» O retorno a cultura clássica – o pensamento renascentista originou-se da reflexão sobre os textos greco- romano juntamente com a heranças dos valores medievais.
» Antropocentrismo- o homem passa a ser o centro de tudo. Não é uma tomada do lugar de Deus como o criador, mas sim de uma valorização pessoal e de suas qualidades, antes negadas pelo pensamento medieval.
» O ideal de universalidade- para os renascentistas a pessoa podia