Islamismo
A arábia pré-islâmica:
Era politeísta;; reuniam-se em Caaba e veneravam a pedra negra(diziam ter vindo do céu pelas mãos do anjo Gabriel), pedra esta que se encontrava em grande abundância em Meca.
Muhammad (Maomé) nasceu na cidade de Meca, no ano 570 e segundo o Alcorão, no momento do seu nascimento uma luz iluminou o mundo. Maomé nasceu limpo, circunciso e com o cordão umbilical cortado. O seu pai morreu antes de ele nascer, pelo que foi criado pela mãe e pelo avô. Na juventude, foi enviado para o deserto com o objectivo de viver com uma tribo nómada (enviar as crianças para este tipo de tribos era um costume de Meca para afastar as crianças do ambiente pouco saudável e higiénico da cidade vivendo assim uma vida árabe culturalmente mais pura). Segundo uma lenda, aos 4 anos Maomé, foi visitado por dois anjos que o deitaram no chão e lhe abriram o peito. Retiraram-lhe o coração e lavaram-no numa bacia de ouro cheia de neve antes de o recolocar no lugar e voltar a fechar o peito – símbolo da remoção do pecado do seu corpo. Após a visita dos anjos, a família adoptiva de Maomé (a da tribo nómada) passou a temer pela sua segurança e devolveu a criança à mãe antes que lhe acontecesse algo de mal. Pouco depois do seu regresso a Meca, a mãe e o avô morreram. Maomé ficou, então, aos cuidados do tio, um mercador que viajava por toda a Arábia. Maomé acompanhava-o e entrou em contacto com muitas pessoas. O próprio, ao chegar à idade adulta, tornou-se um mercador e ganhou rapidamente a reputação de homem honesto e de confiança. Casou-se com uma viúva rica chamada Cadija.
Começou a Meditar em privado numa gruta, no monte Hira em Meca. Numa sexta-feira, na noite do destino ou seja a noite que precede o dia 27 do mês de Ramadão, aos seus 40 anos Maomé, foi acordado por um anjo chamado Gabriel que lhe transmitiu uma mensagem de Deus e a existência de um único Deus, de seu nome Allah. Depois desse acontecimento e durante os próximos23 anos,