decisões de investimento
1 INTRODUÇÃO
Esse estudo tem como objetivo, investigar o impacto das decisões de investimento das empresas brasileiras, divulgadas por meio de anúncios, no valor de suas ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) no período de 1996 a 2003, visando verificar, pelo método de estudo de evento, a existência de retornos estatisticamente significantes em torno e na data do anúncio de uma decisão de investimento por parte das empresas.
Foi evidenciado, o fato de existirem poucas evidências sobre o efeito das decisões de investimento no valor de mercado das empresas. Contribuindo para que diversos autores passassem a analisar com profundidade o custo de capital das empresas e seu efeito no valor de mercado das ações.
O artigo faz a abordagem de dois temas. O primeiro grupo investigou a reação do mercado de capitais às decisões de investimento das empresas quando elas foram divulgadas na forma de anúncios ao mercado. O segundo grupo considerou como sinal das decisões de investimento das empresas a variação das contas do ativo permanente e imobilizado extraídas das demonstrações contábeis e procurou verificar o impacto dessas variações no valor de mercado das ações.
As evidências não se basearam nos anúncios disponibilizados pelas empresas ao mercado, mas consideraram a variação das contas do ativo permanente e imobilizado extraídas das demonstrações contábeis como sinal das decisões de investimento das empresas.
Os autores encontraram indícios de que o mercado reage em função da variação das contas do ativo permanente e imobilizado, questionando se quando uma empresa comunica uma decisão de investimento ao mercado por meio de um anúncio, este produz alguma reação por parte dos investidores.
Referencial teórico
2.1 O modelo tradicional de avaliação de empresas
O modelo tradicional de avaliação é aquele em que o nível