Islamismo
FILOSOFIA
O ISLAMISMO
Lucas Renan Gomes da Silva Nº 29
04/05/2012
INTRODUÇÃO
Informações sobre o autor: Alcorão Sagrado, versão traduzida por Samir El Hayek; Otto Pierre Editores. Por se tratar de um livro sagrado, não existe um autor específico, porém para sua tradução Samir El Hayek recorreu a várias fontes, consultando várias interpretações antigas e modernas. Exemplos: ARRAZI, Abreu Bakr; As máximas do Alcorão. ALKURTUBI, Abu Abd Dilah; Coletânea de máximas do Alcorão. UAJDI, Mohamed Farid, O Alcorão explicado.
A Religião – Islamismo A palavra religião vem do latim: religio. A religião é um vínculo, onde o mundo profano e o mundo sagrado são as partes vinculadas. Esse vínculo, na religião judaica, aparece quando Jeavá indica ao povo o lugar onde deve habitar – a Terra Prometida – e o espaço onde o templo deverá ser edificado, para nele ser colocada a Arca da Aliança, símbolo do vínculo que une o povo e seu Deus. No cristianismo, a religio é explicitada por um gesto de união. O espaço sagrado é criado pela religião através de sacralização e consagração. Os céus o monte Olimpo (na Grécia), as montanhas do deserto (em Israel), templos e igrejas são santuários ou morada dos deuses. A religião não transmuta apenas com o espaço. Também qualifica o tempo, dando-lhe a marca do sagrado. A narrativa sagrada é a história sagrada que os gregos chamavam de mito, ou seja, é uma maneira pela qual uma sociedade narra para si mesma seu começo e o de toda a sua realidade, inclusive o começo do nascimento dos próprios deuses (teogonias). A história sagrada ou mito narra como e por que a ordem do mundo existe, e como e por que foi doada aos humanos pelos deuses.
RITOS
Os ritos são criados para explicar porque a religião liga humanos e divindade, porque organiza o espaço e o tempo, os seres humanos precisam garantir que a ligação e a organização se mantenham e sejam sempre propícias. Uma