Islamismo
O presente trabalho tem por objetivo estudar alguns aspectos sobre a religião do Islamismo, tais como aspectos históricos, doutrinais e éticos.
Sobre o aspecto histórico, trataremos sobre a origem da religião, seu fundador e seus seguidores.
Sobre o aspecto doutrinal, trataremos sobre os principais princípios e filosofias de vida.
Finalmente, estudaremos aspectos éticos, dentro os quais podemos citar: posicionamento da religião frente às seguintes situações: aborto, clonagem, eutanásia, suicídio, homicídio, pena de morte, células tronco, adultério, divórcio, homossexualidade e sexualidade.
Aspectos Históricos
A origem
O Islão ou Islã é uma religião monoteísta que surgiu na Península Arábica no século VII ,é umas das quatro religiões monoteístas baseada nos ensinamentos de Maomé, chamado ¨O PROFETA¨, contidos no livro sagrado islâmico, o Corão. A palavra islâmica submeter exprime a submissão a lei e a vontade de Alá.
Na visão muçulmana, o Islão surgiu desde a criação do homem, ou seja, desde Adão, sendo Ligiôeseste o primeiro profeta dentre inúmeros outros, para diversos povos, sendo o último deles Maomé.
Cerca de duzentos anos após Maomé, o Islã já se tinha difundido em todo o Médio Oriente, no Norte de África e na Península Ibérica, bem como na direção da antiga Pérsia e Índia. Mais tarde, o Islã atingiu a Anatólia, os Balcãs e a África subsaariana. Recentes movimentos migratórios de populações muçulmanas no sentido da Europa e do continente americano levaram ao aparecimento de comunidades muçulmanas nestes territórios.
A mensagem do Islão caracteriza-se pela sua simplicidade: para atingir a salvação, basta acreditar num único Deus, rezar cinco vezes por dia voltado para Meca, submeter-se ao jejum anual no mês do Ramadã, pagar dádivas rituais e efetuar, se possível, uma peregrinação à cidade de Meca.
O Islão é visto pelos seus aderentes como um modo de vida que inclui instruções que se relacionam com todos os aspectos da