Isaías 59
Isaías 59:1
Adicional: salmos 66:18;
Antes, vamos entender o CONTEXTO de ISAÍAS 59: Não podemos esquecer que este capítulo de Isaías é uma continuação da resposta dada por Deus àqueles que estavam protestando que estavam jejuando e orando, e Ele, no entanto, não estava respondendo aos seus jejuns e orações. É muito importante, em casa, vocês lerem o capítulo 58 de Isaías. Quantas vezes já protestamos contra Deus?
Todos nós somos pecadores, culpados de quebrar a lei de Deus. Isaías fala acerca da enorme força que o pecado exerce sobre nós e da devastação que ele causa em nossos relacionamentos, especialmente nosso relacionamento com Deus. O pecado nos separa do Criador (v. 1-3).
Ao longo dos tempos os seres humanos têm tentado encobrir seus pecados sob o disfarce de rituais religiosos. Os fariseus mesmo, jejuavam como uma forma de ritual, uma obrigação. Quantas vezes já não fizemos o mesmo? Quantas já não “matamos” nosso irmão com o olhar, com a língua? O pior de tudo é não nos damos conta disso...
Antes que possamos apreciar a Salvação, responder a ela, ansiar por ela, temos de perceber como o pecado é horrível. Isaías 59 retira a máscara para revelar a maldade insidiosa e desesperada do coração humano.
O ouvido do Senhor não está cansado de ouvir orações e nunca se cansará de ouvi-las (v. 1), mas Ele, que é santo, não pode ouvir as orações dos que vivem na iniquidade. É interessante que Deus sempre começa uma “bronca”, um ensinamento, já dizendo: olha, meu filho, eu te amo, nunca vou te abandonar, mas você está errado nisso, não é isso que eu quero pra você. Ele fala todos os nossos erros, por que sabe o que está lá dentro do nosso coração, nossas verdadeiras intenções.
Somos tão egoístas, tão mimados, que achamos