Relatório Experimental Dilatação Térmica
N de matricula: 1310500914
Turma: 3ENV1 Prática n4: Dilatação Térmica
Objetivos: Verificar experimentalmente o fenômeno de dilatação térmica em função da temperatura e o cálculo dos coeficientes de dilatação linear, superficial e volumétrico.
Material usado:
- Dilatômetro.
- Barra de Ferro.
- Termômetro.
- Erlenmeyer.
- Manta Aquecedora.
Procedimento: Inicialmente, anotou-se o valor de (comprimento da barra de ferro até o eixo fixo) e (temperatura inicial da barra de ferro). Em seguida, ligou-se a resistência elétrica e aguardou-se que a manta aquecedora esquentasse até a água chegar à temperatura de ebulição (100ºC). A barra de ferro ficou presa em uma das suas extremidades e a outra ficou anexada a um dilatômetro, funcionando como ponteiro que media a dilatação da barra. Quando a vara de alumínio começou a dilatar o ponteiro começou a mover-se. Aguardou-se até que o dilatômetro estivesse parado para anotar a variação, logo após calculou-se a temperatura média a partir da medição da temperatura em três pontos da barra. Por fim, calcularam-se os coeficientes de dilatação, através da fórmula .
Dados obtidos e processamento dos dados:
Conclusão: Os coeficientes de dilatação calculados da barra de ferro com dados obtidos na aula experimental se aproximaram dos valores teóricos. A discrepância dos valores teórico e experimental pode ter ocorrido devido à imprecisão dos aparelhos utilizados, medições ou impurezas no ferro, já que não conhecíamos a sua composição. Porém os valores conseguidos para os coeficientes de dilatação no laboratório podem ser considerados aceitáveis.