isabel
• Esta trabalhou como jornalista no Chile e na Venezuela. Este livro, foi o seu primeiro romance escrito em 1982, quando se encontrava na Venezuela, sendo um dos títulos míticos da literatura latino – americana. Escreveu outras obras como “A cidade dos deuses selvagens”, “Paula”, “Filha da fortuna”, entre muito outros. Sendo que as suas obras estão traduzidas em 35 linguas.
• Recentemente, esta, foi galardoada com o premio nacional de literatura do Chile.
Resumo:
Gostei bastante do livro. Não penso que seja um livro actual, uma vez que e passada no seculo XX, contudo aborda questões bastante pertinentes e achei bastante curioso o facto de num livro pequeno, conseguiram ser abordados vários tema como: a violência doméstica, uma vez que há referência no livro de violência por parte do marido nas filha e na mulher; a diferença bastante acentuada entre as diferentes classes sociais, sendo que eram o ricos que controlavam os mais pobres, aborda ainda a politica, uma vez que tanto o marido como pedro terceiro estavam ligados à politica. Aborda os movimentos feministas, que se começaram a sentir na altura, onde as mulheres lutavam pela igualdade do género…, o espiritismo, sendo abordado com a personagem de clara que comunica com o mortos e ainda a forma como as mulheres eram tratadas naquela época, sendo considerado desde sempre que o seu lugar era em casa ocupando se das lides domésticas e de cuidar dos seus filhos.
Em suma considero este livro bastante interessante uma vez que consegue abranger vários temas. Acabando assim por se tornar cativante. Ao longo do livro apercebemo -nos da ironia da autora, sendo contudo necessária uma leitura atenta deste texto uma vez que é narrado por três pessoas diferentes. Temos ainda de ter em conta que o narrador deste conto é omnisciente e ao