Irving Penn - Fotografia
Nascido em Nova Iorque, 16 de Julho de 1917. Estudou Design e Fotografia na Philadelphia MuseumSchool of Industrial Art. Irving Penn conseguiu inovar e revolucionar a fotografia de moda em todo o mundo. Considerado criador de uma beleza elegante e simples. Começou sua carreira como fotógrafo em meados do ano 1940, pouco depois de iniciar sua carreira foi contratado pela Vogue para dar ideias em capas de revistas da marca. Mas na época a maioria de suas ideias e fotos eram ignoradas pelos outros profissionais que já atuavam na área.
Com base nessa rejeição dos outros profissionais, Irving Penn teve que começar a agir e fazer os trabalhos para ele mesmo. Teve uma atitude do tipo "do it yourself" - faça você mesmo, isso chamou a atenção de todos, principalmente pela originalidade, atitude e simplicidade.
Irving Penn usava a naturalidade e a simplicidade ao fotografar modelos, sem grandes produções e cenários, geralmente usava fundos lisos e bem simples, variando apenas poses e estilos diferentes.
Irving Penn casou-se com uma das suas modelos preferidas, Lisa Fonssafgrives. Eles se conheceram em uma sessão fotográfica em 1947 e tiveram um filho chamado Tom Penn. Nunca se separam até a morte de Lisa em 1992.
Ele usava diferentes equipamentos em seus trabalhos, variando de acordo com as demandas, trabalhos que lhe eram propostos e trabalhos criados por ele. Geralmente usava cameras da marca Lieca e Nikon.
Irving Penn foi encontrado morto em sua cada em Nova Iorque dia 7 de Outubro de 2009 aos 92 anos de idade.
Dentre toda sua tragetória destacam-se inúmeros trabalhos como os de Truman Capote, S.J. Perelman, Pablo Picasso, Kate Moss e Gisele Bündchen.
Um dos seus principais trabalhos aconteceu em 1949, um trabalho de nús artísticos realizado com grandes mulheres. Na época essa séria de Penn foi polêmica e espantosa, causando impacto em todo cenário da moda e fotografia no mundo.
Em 1950 realizou talvez a foto em que seria a mais reconhecida de