leguminosas
ELICLÉCIA OLIVEIRA
JAQUELINE GALVÃO
MAYRA PEREIRA
LEGUMINOSAS
ITEM
PONTUAÇÃO
Padrão
Trabalho
Introdução
1
Objetivos
Materiais e Métodos
2
Resultado e Discussão
3
Conclusões
1
Referencias
0,5
Ficha técnica
1,5
Ponto quantitativo
1
Total
10
Aracaju,outubro de 2013
INTRODUÇÃO
As leguminosas são grãos contidos em vagens ricas em tecido fibroso.Algumas espécies podem ser consumidas quando ainda verdes (ervilhas e vagens).Os grãos apresentam uma envoltura de celulose que representa 2 a 5%,e contém ,no seu interior , 50% de amido e cerca de 23% de proteínas. (PHILIPPI,2008).
Existem muitas espécies de leguminosas, como: feijão (preto,roxinho,fradinho,mulatinho,branco,jalo,rosinha,verde,canário,azuki) , lentilha ,grão de bico, soja, ervilha, fava e amendoim.
Os feijões são muito utilizados na alimentação brasileira não somente pela aceitação do seu sabor,mas também pela facilidade de cultivo. São ricos em proteína,fibra alimentar, ferro e potássio; a proteína do feijão apresenta todos os aminoácidos indispensáveis para o ser humano , exceto metionina , em quantidades compatíveis com as necessidades nutricionais. (DOMENE,2001)
TIPOS DE FEIJÃO E PREPARAÇÕES preto Feijoada,sopa roxinho Salada,sopa,acompanhamento
Fradinho ( massacar ou de corda)
Acarajé,abará,acompanhamento
mulatinho
Acompanhamento,feijoada,feijão tropeiro , tutu branco Sopa,salada,em cozido jalo Sopa,salada rosinha Acompanhamento
Verde ou rajadinho
Acompanhamento, baião-de-dois canário Acompanhamento
(PHILIPPI,2008)
A soja é um dos alimentos mais completos em termos de propriedades nutricionais.Segundo Bergerot (2003, p.18) “O feijão de soja contém mais proteína que qualquer outra leguminosa, e seus produtos são excelentes fontes protéicas não animais”.
Ainda de acordo com a citada autora, a soja é fonte de vitaminas, sais minerais e fibra alimentar, além de oferecer quantidades de