Irrigação localizada
Irrigação: conceitos e definições
A água pode ser aplicada de quatro formas diferentes, ou seja, por quatro métodos de irrigação. Utilizando os diferentes métodos de aplicação de água, os sistemas são o conjunto de equipamentos, acessórios, formas de operação e manejo.
1. Aspersão 2. Localizada 3. Superfície 4. Subterrânea
Irrigação Localizada
A Irrigação localizada por gotejamento compreende os sistemas de irrigação nos quais a água é aplicada ao solo diretamente na região radicular, com baixa intensidade e alta frequência mantendo o solo próximo a capacidade de campo. Para isso, a aplicação é feita por meio de tubos perfurados com diâmetros de orifícios reduzidos, ou por meio de gotejadores conectados a tubulação de polietileno
Irrigação Localizada
A aplicação de água no solo, com irrigação por gotejamento é sob a forma “ponte-fonte” ficando a superfície do solo com uma área molhada circular, e o volume do solo molhado semelhante a um bulbo. Quando os bulbos são próximos forma-se uma faixa molhada contínua. Apenas uma porção da superfície do solo será molhada, o que reduz muito a evaporação direta da água para a atmosfera, quando comparada com a aspersão e superfície.
Irrigação Localizada
Aplicação de água em alta freqüência e baixa intensidade;
Turno de rega de 1 a 4 dias (Intervalo entre duas irrigação consecutivas).
IRRIGAÇÃO LOCALIZADA
Bulbo Molhado
Faixa molhada contínua
Formação do bulbo:
Vazão; Tempo de Irrigação; Tipo do Solo.
Foto: Yara s/data
Distribuição d’água durante irrigação
Zona saturada
Distribuição d’água ao termino da irrigação
Irrigação Localizada
A largura do bulbo úmido depende da vazão do gotejador e da textura do solo (redistribuição horizontal da água). Em geral pode-se utilizar a equação DB = a + bq onde DB: diâmetro do bulbo (m); a e b são constantes empíricas e q é a vazão do gotejador (l/h)
Textura a Fina (argila) 1.2 Média 0.7