Irrigação artificial
A irrigação é uma técnica utilizada pelos agricultores para levar água para suas plantações. A água faz as plantas crescer. Em regiões muito secas, a irrigação substitui a chuva. Ela pode aumentar bastante a produção agrícola, mas também é capaz de causar problemas ao meio ambiente.
OBTENÇÃO DE ÁGUA
A maior parte da água utilizada na irrigação vem do subsolo ou de um rio. Os agricultores conseguem extrair água do subsolo cavando poços. Eles puxam ou bombeiam a água desses poços.
Os agricultores também podem conseguir água de um rio cavando canais, ou caminhos, a partir do leito dele. Eles podem ainda coletar água construindo diques ao longo do rio. A água é coletada depois do dique, em um lago artificial chamado reservatório ou represa.
Depois de conseguir a água, os agricultores a levam para os seus campos. Isso pode ser feito por meio de canais ou de tubulações. Quando os campos ficam abaixo do nível da fonte de água, a gravidade pode ajudar a transportar a água. Se a fonte fica acima dos campos, os agricultores usam bombas para elevar a água.
USO DA ÁGUA
O passo seguinte da irrigação é fazer a água chegar à plantação. Há várias maneiras de fazer isso. A irrigação de superfície, a subterrânea e a aérea estão entre as técnicas utilizadas.
Os sistemas de irrigação de superfície levam a água diretamente à superfície da terra. Umas das técnicas de irrigação de superfície é chamada de alagamento. Esse método alaga com água as plantas em crescimento. O arroz é a cultura mais comumente irrigada por alagamento.
O segundo tipo de irrigação de superfície é a infiltração. Nesse método, a água desliza em regos, ou canais, entre as fileiras de plantas, e molha a terra. Batata, beterraba, algodão e milho muitas vezes são irrigados por infiltração.
Um terceiro tipo de irrigação de superfície é chamado de gotejamento. Canos com buracos distribuem a água para as plantas. Esse método é ideal para regiões secas. Como recebem um pouco de água por vez,