Aps Copa do mundo : a influência da mídia neste evento
Copa do mundo no Brasil
Copa do mundo : a influência da mídia neste evento
Copa do mundo : a influência da mídia neste evento
Resumo
Este trabalho analisa o discurso midiático relativo à Copa do Mundo no Brasil. Em uma revisão crítica acerca da constituição social dos “meios de comunica- ção de massa”, discuto o processo pelo qual a mídia atua na sociedade, a partir da noção de “mediação”. A partir de dados sobre a audiência e foco temático na televisão brasileira durante a Copa do Mundo de 1998, analiso o papel desempenhado pela mídia na construção social do interesse pela Copa do Mundo no Brasil.
Sem pretender negar a legitimidade do interesse social pelo futebol no Brasil, destaco, entretanto, a participação da mídia neste processo.
Palavras-chave: Copa do Mundo (futebol). Mídia. Cultura brasileira.
Sumário
Introdução
Considerações sobre a mídia
Mídia, mediação e a Copa do Mundo no Brasil
Considerações finais
Abstract
Referências
Introdução futebol no Brasil é hoje (e tem sido nos últimos cinquenta anos) uma atividade de enorme importância social, cujas consequências transcendem as linhas do campo de jogo, tornando-se mesmo questões de Estado. Os valores e nú- mero de pessoas envolvidas com este esporte chegam ambos à casa dos milhões. Milionárias também são as cifras ostentadas pelo mercado midiático. Assim como o futebol, a mídia possui uma importância social que supera largamente a dimensão do “reclame” e dos segundos em que produtos são anunciados e notícias são veiculadas. O dinheiro proveniente da veiculação dos anúncios sustenta toda a mídia: cada emissora de rádio, jornal, revista ou rede de televisão “comerciais” depende, para sua sobrevivência no mercado, da chamada “verba publicitária”. A par deste papel de “mola-mestra” do sistema da mídia, a publicidade ainda exerce uma enorme influência na cultura