Irmao campa
Os universais irmãos brasileiros que elevaram a categoria de Design-Arte á um nível de expressão.
Infância em Brotas foi fundamental no trabalho dos famosos designers Fernando e Humberto Campana.
O arquiteto Fernando e o advogado Humberto Campana nasceram em Brotas, no interior de São Paulo, e conquistaram o mundo com suas peças ousadas, que exigiram adaptação nas indústrias de móveis e acessórios que quiseram reproduzi-las. Humberto queria ser índio. Fernando, astronauta. Os irmãos faziam os próprios brinquedos desde criança, e a infância no campo foi determinante em seu trabalho. Eles queriam fazer uma fusão entre o caipira e o urbano.
Em 1989 ,Humberto, formado em Direito, e Fernando, arquiteto, começaram com a exposição “Desconfortáveis” onde exibiram peças sem acabamento aparente.
Em 1994, se tornaram os primeiros designers brasileiros á expor no MOMA –coragem Museu de Arte Moderna de Nova Iorque – e foi nessa exposição que a inovação (e!) dos irmãos revelou um verdadeiro berço de criatividade e contemporaneidade.
Em toda sua trajetória, os Campana visaram a revolucionar a criação de peças de design. “Vivemos num país naïf, caótico, colorido, e logo percebemos que teríamos que trabalhar com a imperfeição”, contou Humberto. Essa é a grande característica que permeia todas as criações da dupla, como a cadeira Favela, de 1990.
Inspirada na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, que teve como método a colagem de pedaços de madeira OSB, de forma caótica. “Queríamos reproduzir a maneira como se forma a favela”, explicou Humberto. Também é o caso da cadeira Vermelha, clássico do design composto de 300 metros de corda trançada a mão.
“Tivemos de fazer um vídeo para que a Edra entendesse como ela era feita”, brincou Fernando. Outros trabalhos derivaram do emaranhado de plástico da cadeira Corallo, como a sapatilha da Melissa, comercializada em larga escala.
Além do trabalho com o design de produtos, a dupla já se meteu,