Fisica experimental
INTRODUÇÃO:
Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias. O componente que existir em menos quantidade é chamado de soluto. Qualquer substância que forme um sistema homogêneo com a água será considerada uma solução aquosa.
Podemos descobrir o pH das soluções através dos indicadores, tais como: papel de tornassol ou solução alcoólica de fenolftaleína. O papel de tornassol azul adquire coloração vermelha quando colocado em meio ácido e o papel de tornassol vermelho adquire coloração azul em meio básico. É importante seguir uma certa sequência ao se preparar soluções: Medir a massa ou volume do soluto; dissolver o soluto, em um béquer, usando pequena quantidade do solvente; transferir, quantitativamente, para um balão volumétrico; completar o volume com solvente, homogeneizar a solução; padronizar a solução preparada, quando necessário e guardar as soluções em recipientes adequados e rotulados.
OBJETIVO:
Fazer as preparações de soluções e determinar seus respectivos valores de pH, qualitativamente.
PROCEDIMENTO:
Preparação de 250 mL de Solução 0,10 mol.L-1 de NaOH:
Foi calculado a massa de NaOH necessária para preparar a solução.Em seguida, mediu-se a massa de NaOH, usando para isso espátula de porcelana e vidro de relógio. O NaOH pesado foi colocado em um béquer de 100 mL, contendo cerca de 50 mL de água destilada e dissolvido com auxílio de um bastão de vidro. Transferiu-se quantitativamente essa solução para um balão volumétrico de 250 mL. A temperatura foi mantida igual à do ambiente, com resfriamento e agitações constantes. Completou-se o volume da solução até o menisco de referência e agitou-se o balão volumétrico para homogeneizar a solução.
Observação quantitativa do pH:
Transferiu-se uma pequena quantidade (3 mL) da solução de NaOH para um béquer e mergulhou-se a ponta de um papel tornassol vermelho na solução. Mediu-se, então, o pH da solução, usando papel indicador universal,