IPv6
Um protocolo é um conjunto de parâmetros que define como a transferência de informações será controlada, o IP é o protocolo utilizado na internet que identifica todo dispositivo conectado à rede de computadores de maneira única, com uma sequência de caracteres que leva o nome de endereço IP. Os dispositivos devem possuir uma identificação única de tal modo que qualquer que seja a informação enviada para o dispositivo, essa informação será encaminhada ao host certo.
O protocolo utilizado para endereçamento IP na internet nos últimos anos era o protocolo IPv4 (Internet Protocol version 4), em meados da década de 80 a rede de internet compreendia aproximadamente 100 máquinas conectadas, mas como o sucesso desse projeto foi real a utilização da internet cresceu de maneira exponencial nos anos seguintes.
A quantidade de endereços IP criadas não era pequena, cada endereço é composto por um número de 32 bits, o que significa 4.294.967.296 endereços mas a maneira como foram divididos esses endereços não foi realizada da melhor maneira, foram criadas 3 classes de endereços:
- Classe A: 128 blocos de endereços, cada um com aproximadamente 16 milhões de endereços;
- Classe B: 16 mil blocos de endereços, cada um com aproximadamente 64 mil endereços;
- Classe C: 2 milhões de blocos de endereços, cada um com 256 endereços;
Como pode-se perceber a Classe A consome metade de todo o recurso de endereçamentos, mas atenderia a somente 128 instituições. No início, grandes corporações como Apple e IBM receberam desses blocos de endereços. Já as Classes B e C, não eram muito adequadas as necessidades e se mostravam muitas vezes muito grandes (Classe B) ou muito pequenas (Classe C).
Contudo, em 1993 com a implantação do CIDR (Classless Inter Domain Router) o tamanho dos blocos utilizados em cada rede passou a corresponder a necessidade dos usuários.
Mas com a conexão de muitas pessoas e de novas empresas à rede, também por causa da inclusão digital e