ipcop
IPCOP é desenvolvido, no tradicional open source estilo, por um grupo de desenvolvimento de diversos espalhados pela Internet em geral. CD-ROM imagens para o CD de instalação são distribuídos através de uma rede de espelhos. Sites de suporte são mantidos em Inglês, francês, alemão e holandês. Interface de usuário do IPCop está disponível em 35 idiomas.
Versão 1.4.0 foi lançada em 2004, com base no LFS distribuição e um kernel 2.4, que oferece uma interface de usuário atualizada e um número de opções de idiomas adicionais. Esta versão não é mais suportada com atualizações ou correções de bugs.
A atual versão estável é 2.0. X, lançado em 2011, após três anos de desenvolvimento. Há um novo instalador, e uma nova interface de usuário, com uma série de ex-addons incorporados próprio IPCOP. Os novos recursos e mudanças são descritas aqui.
Embora não seja uma parte oficial do IPCOP, existem muitos addons, alguns com base no servidor addon, que agregam funcionalidades adicionais ao IPCop, tais como QoS avançado, verificação de vírus de e-mail, o resumo de tráfego, as interfaces estendidas para controlar o Proxy, e muitos muito mais.
Requisitos do hardware
A versão deste ipcop éa versão 1.4.6 e precisa dos seguintes requisitos mínimos de hardware para funcionar:
Pentium ll 200 mhz
64 mb RAM (128 mb para melhor desenpenho)
5 gb de HD
2 placas de rede
Instalação e configuração
O ipcop é uma distribuição do Linux que procura responder a um sistema que gera um firewall simples e baseado num computador pessoal.
Depois de termos feito o download copiarmos o ficheiro, isso para um cd. Depois de termos a gravação pronta, podemos inserir o cd no computador e começar a instalar, e o ipcop será o seu firewall. Esta instalação pode ser feita também numa maquina virtual como iremos demonstrar agora neste caso usamos o virtualbox
Inserimos o cd se estiver tudo bem ira aparecer a seguinte imagem:
1-Aparecendo essa imagem carrega-se enter para iniciar o