Ipcop firewall - configuração e instalação
O que é o IPCop Firewall
O IPCop Firewall é uma "caixa fechada" que possui um kernel próprio e diversas ferramentas integradas, como VPN, IDS, Proxy, Firewall, QoS e outras.
Toda a administração do IPCop é realizada via página web, com conexão SSL segura e criptografada, o que torna a ferramenta ainda mais interessante do ponto de vista de segurança.
Este artigo tem como principal objetivo mostrar a instalação do IPCop, a configuração do PPPoE para conexões ADSL (uso o Velox da Telemar como base para este artigo) e instalação de um MOD Server para instalação futura de addons.
Por padrão o IPCop Firewall bloqueia todas as conexões vindas da rede externa, mas permite qualquer conexão vinda da rede interna para a externa, ou seja, nada entra, porém tudo pode sair e o que saiu pode voltar.
Download e instalação
A versão atual do IPCop Firewall é a 1.4.6 e será a versão utilizada neste artigo. Antes de baixar o instalador, será necessário realizar um dimensionamento de hardware que suporte o IPCop.
Para uma rede de até 20 estações, o seguinte hardware suporta perfeitamente:
Pentium II 200 MHz
64 Mb de RAM (128 Mb para melhor performance)
5 Gb de HD
2 placas de rede
Lógico que você pode usar um hardware equivalente, caso ache melhor.
Acesse o link: http://prdownloads.sourceforge.net/ipcop/ipcop-1.4.6.iso?download e escolha um mirror para baixar os 40 Mb do IPCop.
Terminado o download, será necessário confeccionar um CD com o arquivo ISO. Com o CD pronto, basta colocá-lo na máquina que será seu firewall e aguardar o boot.
Se o CD estiver OK, a seguinte tela aparecerá:
Processo de instalação
1. Agora apenas pressione a tecla ENTER para iniciar o progresso de instalação.
2. Selecione agora a linguagem do produto. Eu recomendo que ele seja instalado em inglês (English), para facilitar futuros updates da ferramenta e por ser uma linguagem universal. Pressione ENTER após a escolha.
3.