Ionicos
Seminário: Os Gregos.
Durante o período pré-socrático da filosofia grega os Deuses foram – praticamente – exilados do Universo, e explicações das causas responsáveis por fenômenos naturais foram procuradas dentro da própria Natureza, baseadas em argumentos fundamentados em um raciocínio direcionado ao mundo material em vez do mito.
Os Iônicos.
Os Milésios
Tales de Mileto – Anaximandro de Mileto – Anaxímenes de Mileto
E
Heráclito de Éfeso.
Mileto: cidade-estado situada no sul da Iônia, hoje a costa mediterrânea da Turquia, onde surgiu a primeira escola de filosofia pré-socrática.
Tales de Mileto foi o fundador da filosofia ocidental.
Tales de Mileto tinha um conhecimento astronômico e meteorológico.
Era considerado um dos Sete Homens Sábios da Grécia. Quando lhe perguntaram o que era difícil, Tales respondeu: “Conhecer a si próprio”. Quando lhe perguntaram o que era fácil, respondeu: "Dar conselhos".
Composição do cosmo = questão de central importância para os filósofos iônicos.
Para Tales a substancia fundamental era á água.
Tales tinha se inspirado em suas qualidades únicas de mutação. Liquido para o vapor. Dinâmica intrínseca dos processos naturais.
Para Tales Universo era considerado um organismo vivo.
Alma ≠ sentido religioso moderno. Principio vital, por intermédio do qual todas as coisas são animadas.
Natureza passou a ser província da razão, e não de deuses ou causas sobrenaturais, em outras palavras estudo racional da Natureza.
Logo após Tales surgirá Anaximandro, também de Mileto.
Anaximandro sofisticou as ideias de Tales, dizendo que o Universo era eterno e infinito de extensão e seu centro era ocupado pela Terra, á qual atribuiu uma forma cilíndrica.
A terra era circundada por uma grande roda cósmica, cheia de fogo, e o Sol, um furo na superfície dessa roda, que deixava o fogo escapar. Á medida que a roda girava, o Sol também girava,