Início da internet
Tudo começou em 1969. O departamento de defesa americano, preocupado com um provável ataque russo a sua rede de dados lançou um projeto de segurança em que todas as redes de comunicação estavam centralizadas em um ponto e poderiam estar salvas em uma teia caso uma rede fosse atacada e continuar seguindo outro rumo.
Os primeiros países que aderiram ao projeto de segurança americano foram universidades e centros de pesquisa como: Stanford Research Institute, UCLA, UC - Santa Barbara e Utah.
OBS: O projeto da rede de segurança era mantido em sigilo e era financiado pela Advanced Research Projects Agency (ARPA).
ARPANET
Sem a ARPA, a internet não existiria. Em Agosto de 1962, o papel de JCR Licklider entitulado “On-Line Man Computer Communication”, descrevia uma rede global conectada. Em Outubro, Licklider foi designado diretor do Information Processing Techniques Office (IPTO) na ARPA, onde o seu objetivo passava por criar uma rede que conecte os computadores do Departamento de Defesa em 3 localizações diferentes. Esse objetivo não aconteceu até outro pioneiro da internet, Robert Taylor, substituir Licklider e trazer Larry Roberts do MIT
A primeira conexão ponto-a-ponto entre PC’s na nova Arpanet foi estabelecida às 22h30 do dia 29 de Outubro de 1969, criando a primeira rede operacional de pacotes do mundo. Em Dezembro, já estava operacional uma rede de quatro nós. Em 1972, o primeiro e-mail foi enviado. Apenas em 1973 se começou a chamar “internet” a estes mecanismos.
ARPA: Era o órgão responsável pelo desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas com origem dentro do governo americano. Com a ARPA responsável pelo projeto o mesmo foi batizado de ARPANET (Nome anterior da internet).
REQUISITOS DA ARPANET:
1 - Utilizar os serviços de hardware distribuídos (Servidores em vários locais do mundo que trabalham para entregar a informação ao usuário).
2 - Ser recuperável à distância (Recuperar serviços ou dados).