Investimentos
“Qual é o melhor investimento?”, ou então, “Se o dinheiro fosse seu, onde você investiria?” E a coisa tende a ficar pior quando ele pergunta se o “tal” investimento tem risco! “Porque se tiver risco eu não quero!” – diz o cliente. Antes de sugerir qualquer alternativa de investimento, por mais conservadora e simples que pareça, você precisa obter de seu cliente uma série de informações, a partir das quais poderá fazer uma recomendação responsável, tendo a certeza de que estará alinhada com seu objetivo de investimento e perfil de risco.
Existe uma parcela da renda das pessoas que é poupada e precisa ser investida respeitando seus objetivos pessoais de curto, médio e longo prazos, que podem ser, por exemplo: preservação do capital, aposentadoria, compra de bens, poupança para viagens, estudo dos filhos, etc. Quando o investidor procura a melhor opção para investir essa poupança, mesmo que intuitivamente, está buscando uma alternativa de investimento que melhor combine os 3 atributos básicos abaixo:
Rentabilidade
Liquidez
Segurança
É muito difícil encontrar os três atributos em um mesmo investimento, ou seja, encontrar um investimento que seja ao mesmo tempo rentável, seguro, e com alta liquidez. O investidor terá que optar pelo equilíbrio dos fatores que julgar mais importantes e tudo isto dentro de seu horizonte de tempo e objetivo do investimento.
Rentabilidade Observada versus Rentabilidade Esperada
A rentabilidade de um investimento indica qual foi o ganho (ou perda) que o investidor recebeu em um investimento, em um período determinado.
Dos três atributos, a rentabilidade é, provavelmente, o mais atraente e sedutor para o investidor - e para o consultor financeiro também – porém, o mais “perigoso” também. Por quê?
Porque existe uma tendência natural de acreditarmos que a rentabilidade passada vai se repetir ao longo do tempo. Como isso não é verdade, basear a escolha do investimento nesse