Investimentos
Esta pesquisa tem como finalidade nos fazer entender mais um pouco sobre os mercados financeiros existentes no Brasil e qual a finalidade de cada um. Também veremos sobre os diversos tipos de investimentos que podemos optar em fazer, como o CDB, as debêntures cardenetas de poupança, etc.
MERCADO MONETÁRIO
(Curto e curtíssimo prazo)
Este tipo de mercado é especificamente direcionado para financiamentos e aplicações de curto prazo, essas negociações podem levar no máximo 12 meses. Neste mercado os principais atuantes são os intermediadores financeiros, que negociam títulos e tentam criar parâmetro médio para as taxas de juros do mercado, e que estejam também interessados em emprestar seus recursos em troca de taxa de juros, ou também serve para aqueles agentes que tem pouco recursos, porem precisam de dinheiro emprestado para manter seu giro financeiro em ordem, é ai que os prazos são definidos.
Este mercado também tem como característica controlar a liquidez exercida pelo Banco Central, ou seja, o mercado monetário tenta controlar o dinheiro em circulação, o dinheiro que esta transitando livremente na economia. Para haver esse controle, ele é responsável por formar taxas de juros, como a SELIC e o CDI.
Sendo assim, podemos perceber que a principal característica desse mercado esta nas operações á curtíssimo prazo, e no equilíbrio econômico que ele tenta estabelecer dentro da nossa economia, ao controlar a circulação de dinheiro.
MERCADO DE CRÉDITOS
(Curto e médio prazo)
Normalmente esse tipo de mercado envolve duas partes, a devedora e a credora, que possuem uma relação contratual. Neste caso, é estabelecido que a parte devedora liquide a divida com a parte credora, levando também em consideração os juros. Podemos dizer com isso, que esse tipo de mercado é caracterizado pelas negociações de