Investimentos nas hidrelétricas
Carlos Alberto Sardenberg
“Esta semana tivemos mais um apagão que de acordo o Governo Federal este apagão é normal em qualquer sistema e que o sistema reagiu muito bem e que está tudo certo no setor.
Porém de acordo o Centro Brasileiro de Infraestrutura nos últimos três anos foram 181 blackouts acima de 100 megawatts e 10 acima dos 800 megawatts como por exemplo o que apagou todo o Nordeste.
Existem vários desequilíbrios que favorecem estes blackouts, porém o desequilíbrio que mais chama atenção é a do preço da tarifa. A medida criada pela presidente Dilma no ano passado para conseguir ter uma forte redução no preço da energia ao consumidor, provocou um forte desequilíbrio entre a receita e despesa das geradoras e distribuidoras de energia, porém reduzir a tarifa ao consumidor não quer dizer que todo o sistema tenha ficado mais barato.
Como foi um desequilíbrio provocado pelo Governo Federal, onde a energia produzida está mais cara do que o preço final de venda ao consumidor, o governo pagou esta diferença através de indenizações. Foram gastos em torno de R$ 13 bilhões para geradoras e distribuidoras apenas sanar o prejuízo, esta verba não foi investimento no setor, foi apenas para cobrir um buraco financeiro criado pelo próprio Governo Federal.
A situação agora está pior ainda, pois os reservatórios devido à falta de chuvas e o calor muito forte estão muito abaixo do esperado fazendo com que as distribuidoras busquem energia nas termelétricas que é muito mais cara.
E este é um problema que o Governo Federal ainda não tem uma solução pelo menos para 2014 que é um ano eleitoral.”
Fica a questão: O Governo diz que está tudo bem e que não há problemas no setor de energia, o calor forte faz com que o consumidor através de eletrodomésticos consuma mais e mais um produto que está ou não em escassez?