Investimento
Muitas vezes uma pessoa se julga um investidor agressivo, quando na verdade seu padrão de decisão está mais em linha com o de um investidor conservador. Outras vezes, a pessoa até possui um perfil agressivo, quando a sua situação financeira exige uma postura mais conservadora ao investir.
Pensando nisso, a InfoMoney desenvolveu sua ferramenta de Perfil de Investidor, que além de analisar a forma como você toma suas decisões de investimento, também compara esta postura com aquilo que seria mais recomendável diante da sua realidade financeira.
Para melhor entendimento farei uma breve explicação sobre os quatro fatores que contribuem para definir o perfil como investidor.
* Situação financeira e patrimonial
Esse é o elemento mais importante para definir o seu perfil de investidor. Não é somente o quanto você tem disponível para investir, mas também a composição de seu patrimônio que importa.
A forma mais simples de entender isto é considerar todo o seu patrimônio, desde a sua casa ao saldo de sua conta corrente, como uma carteira de ativos. Ao fazer isto, analise o quanto está em ativos líquidos (dinheiro, conta corrente, aplicações de renda fixa de curto prazo, etc.) ou em ativos imobilizados (casa, carro, etc.).
Isso é importante para que você entenda o grau de liquidez de seu patrimônio, que será um importante fator na determinação de seus investimentos. Se uma parte muito grande do seu patrimônio estiver em ativos líquidos, você provavelmente terá margem para investir em ativos de mais longo prazo, como ações, por exemplo.
Obviamente o quanto você tem para investir é uma variável fundamental. Certos investimentos requerem um valor mínimo de aplicação, ou só somente se tornam lucrativos a partir de um determinado volume