investimento de capital
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
PROFESSOR: AIRTON MELLE
❼
DECISÕES DE INVESTIMENTO DE CAPITAL
① CONCEITO
As decisões de investimento de capital dizem respeito aos objetivos de longo prazo das empresas. Essas decisões almejam um retorno no futuro e representam gastos substanciais, exigindo planejamento detalhado dos recursos a serem utilizados.
Os investimentos mais comuns são aquisições de novos equipamentos, modernização dos existentes, construção ou ampliação de edifícios, aquisição de veículos, etc.
Geralmente as empresas investem objetivando aumentar a participação no mercado, expandir seus mercados, aumentar os lucros, etc.
② MOVIMENTAÇÕES FINANCEIRAS EM UMA EMPRESA
As movimentações financeiras dentro de uma empresa envolvem receitas e gastos. As receitas normalmente são oriundas de vendas dos produtos, juros de aplicações financeiras e vendas de ativos não operacionais. Já os gastos envolvem 3 tipos: os gastos necessários à consecução dos produtos, chamados “custos”, os gastos com a estrutura funcional da empresa, chamados “despesas” e os gastos que objetivam retorno no futuro, chamados “investimentos”.
③ INVESTIMENTOS
Esses investimentos, com o objetivo de retorno futuro, dividem-se em investimentos em ativos financeiros e em ativos reais. Os investimentos em ativos financeiros são aqueles que envolvem aplicações monetárias e que almejam um retorno também em termos monetários. Normalmente são efetuados quando ocorrem sobras de caixa.
Já os investimentos em ativos reais envolvem gastos com obras civis e instalações, aquisições de equipamentos, veículos, etc.
④ COMPOSIÇÃO DE UM INVESTIMENTO
Um investimento em ativos reais, também chamado de inversões, normalmente é composto pelos seguintes itens:
- Obras civis
- Instalações
- Máquinas e equipamentos
- Veículos
- Móveis e utensílios
- Capital de giro
1
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
PROFESSOR: AIRTON MELLE