Investigações de solo
INVESTIGAÇÕES DE SOLO
Chapecó, 18 de Junho de 2013.
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ)
INVESTIGAÇÕES DE SOLO
Chapecó, 18 de Junho de 2013.
Sumário
1. Introdução
Por meio deste trabalho será apresentada, uma visão geral sobre métodos investigativos dos solos. As investigações dos solos podem ocorrer por métodos indiretos, por meio de ensaios geofísicos e sensoriamento remoto, ou através de métodos diretos, nas quais correspondem as investigações mecânicas. Para o sucesso de uma investigação, é fundamental o emprego e o conjunto correto de sondagem e métodos abordados, pois cada tipo de solo necessita de uma abordagem especifica, por isso é essencial o conhecimento destes métodos por parte do engenheiro na qual o uso correto do solo ou rocha determina grande parte do sucesso de uma obra.
2. Investigações do Solo
Sondagens de solos são investigações, que visam o mapeamento e a determinação das propriedades dos solos e rochas de uma determinada região. Para a engenharia civil interessa as qualidades e os problemas que essas estruturas possam ocasionar, para o correto emprego de dos métodos de construção ou medidas preventivas que possam ser tomadas, para que não haja a inviabilização de uma obra. Desse modo é fundamental o emprego correto de sondagem dentre o mais variados métodos existentes.
3. Investigações Mecânicas
3.1 Trincheira e Poço de Inspeção
Para este método são realizadas escavações verticais que podem ser praticadas tanto em solos quanto em rocha, que permitem o acesso ao interior do solo, dessa forma é possível à observação in situ, sendo possível a analise das estruturas presentes nos horizontes de rochas escavadas e a coleta de amostras deformadas e indeformadas, que servirão para a