Investigando a liberdade humana
Investigando a Liberdade Humana
Brenda da Conceição Silva e Bruna Victória Urbano
Investigando a Liberdade Humana
* O que é Liberdade A palavra liberdade possui vários significados. Para a filosofia está ligado a inteligência e a razão, bem como o poder temos de dizer “sim ou não”. Num Estado, isto é, numa sociedade em que há leis, a liberdade só pode consistir em poder fazer o que se deve querer e em se querer e em não ser de maneira alguma coagido a fazer o que não se deve querer . Para o filosofo Frances Montesquieu a liberdade e o direito de fazer tudo o que as leis permitem e se um cidadão pudesse fazer o que elas proíbem não haveria mais a liberdade, porque teriam igualmente esse poder . já o filosofo escocês David Hume entende a liberdade como o poder de agir e de não agir, segundo as determinações da vontade. De modo geral, podemos dizer que a liberdade é a capacidade que o homem tem de fazer escolhas. É essa capacidade que nos distingue dos animais, cujas ações decorrem somente de imposições de ordem biológica. Fazemos escolhas porque somos livres e, se nossas ações decorrem de nossas escolhas, então nossas ações também são livres.
* O ato livre e responsável
O homem é livre quando é capaz de compreender e discernir as consequências de suas ações e opções, bom como de saber distinguir entre o bem e o mal, o certo e o errado o verdadeiro e o falso. Para ser livre de verdade, o homem precisa ter um comportamento moral consciente, saber respeitar as normas, mesmo que ele não tenha uma participação efetiva na escolha dessas normas.
Será a liberdade a capacidade que temos de escolha?
Dentre os seres vivos, o homem é o único que tem consciência de seus atos. Só ele é capaz de analisar e julgar a sua própria conduta e assim escolher o melhor caminho entre o bem e o mal.
* O livre-arbítrio
O homem e um ser livre, pois tem liberdade para escolher entre o bem e o mal, entre fazer o certo e o errado. À