Invasões Francesas em Portugal
Trabalho realizado por:
Ana Luísa Pinto Nº4 11ºD1
Ana Rita Queirós Nº5 11ºD1
As Invasões Francesas e a Dominação Inglesa em Portugal: ????????????alterar titilo
O processo revolucionário francês durou vários anos. Em 1804, Napoleão assumiu o poder e conseguiu dominar uma grande parte da Europa.
A Inglaterra era o único país que resistia ao poder de Napoleão Bonaparte.
Decidido a acabar com o poder da Inglaterra, Napoleão decretou em 1806 o Bloqueio Continental.
Segundo o Bloqueio Continental, nenhuma nação que fazia parte da Europa deveria comerciar com os britânicos, ou seja, deveriam de fechar os seus portos à Inglaterra. Contudo, Portugal, após alguma hesitação decidiu não acatar esta “ordem” de Napoleão e continuou fiel à Inglaterra.
Esta decisão que manteve Portugal fiel à sua velha aliada teve como consequência as três invasões napoleónicas que ocorreram entre 1807 e 1811.
A guerra que Portugal teria de travar era inevitável pois se Portugal não aderisse ao Bloqueio Continental, teria de enfrentar uma guerra com Inglaterra, mas como aderiu teve de lutar contra os franceses.
Assim, em Novembro de 1807, as tropas de Napoleão, lideradas pelo general Junot entraram em Portugal, e assim começou a primeira de três invasões francesas.
A Primeira Invasão:
Na altura em que ocorreu a primeira invasão, Portugal era governado pelo príncipe regente D. João, filho de D. Maria I (depois de D. Maria I ter enlouquecido, D. João assumiu o comando de Portugal).
A 27 de Novembro de 1807, no dia anterior à primeira invasão, a família real partiu para o Brasil com medo de ser capturada pelos franceses. Juntamente com a família real, partiram também cerca de 15 mil pessoas, entre elas, magistrados, funcionários da rainha entre outros.
Em Portugal, ficou a governar uma Junta de Regência assegurada por cinco pessoas e presidida pelo Marquês de Abrantes.
Porém, logo que o general Junot