invasao
No entanto, a classe media brasileira passou a decorar suas salas de visita com carrinhos de chá, pufes e barzinhos equipados com gin, rum, whisky, soda e porta-gelo tal visto por eles nas telas de cinema. (ALVES, 2004, p 112.)
Os filmes americanos cada vez mais provocavam filas quilométricas nos cinemas das grandes cidades brasileiras. Como o O mágico de Oz, O morro dos ventos uivantes, entre outros que foram filmes nunca sai da memória do publico. Diante disso tudo pela grandeza dos filmes e de seus atores famosos o brasileiro contatavam, orgulhosos, que finalmente estavam virando gente (ALVES, 2004, p 112.)
Em 1940 o jornal O Estado de S. Paulo promoveu um concurso onde estava se procurando a mulher de lábios mais parecidos com a grande famosa atriz Hedy Lamarr.Nessa época havia uma serie de matérias e pesquisas onde estavam relacionadas aos grandes filmes americanos.
A entrada dos USA e do Brasil na guerra contra as potências do Eixo (Japão, Alemanha e Itália ) intensificou, a partir de 1942 em todos os sentidos que estavam relacionados entre os dois países,em conseqüência disso teve um grande aumento da importação brasileira de produtos da indústria cultural norte-americana.
Em 1942, durante a “campanha do cigarro pra o soldado desconhecido”, nossa primeira-dama, D. Darcy Vargas, leiloava as luvas e a bolsa que Claudette Colbertt usara em mulher de verdade. Na mesma época, Walt Disney criava o personagem Zé Carioca.(ALVES 2004,p 113).
Com isso, nasceu o nosso popular ‘Zé Carioca’,papagaio verde-amarelo,num desenho que se tornou famoso pelo apuro técnico.O