Invas O D Rica
Nome:Raphaella Melo de Sousa N°31 sala: 1M3
Invasão Dórica
Os dóricos entraram violentamente na Grécia pouco depois da Guerra de Tróia, por volta de 1100 a.C.
Eram mais poderosos que os Aqueus do ponto de vista bélico, pois possuíam armas feitas de ferro.
Com a invasão de Creta as cidades micênicas foram destruídas.
Os dóricos eram menos avançados culturalmente e não conseguiram absorver as conquistas micênicas, como, por exemplo, a escrita.
A urbanização praticamente desapareceu e a Grécia viveu um período conhecido como idade obscura ou período Homérico, do qual se conhece muito pouco.
Com a invasão dórica muitos habitantes fugiram da Península do Peloponeso, essa foi a primeira diáspora grega.
A invasão dos Dórios provocou a destruição da civilização Creto-micênica (a sociedade grega deixou de ser urbana e comercial, a escrita foi esquecida) e a 1ª Diáspora Grega (fuga e colonização para o interior da Grécia continental e Ásia Menor). Ocorreu a ruralização da sociedade que passou a se basear no genos(conjuntos de famílias patriarcais unidas por um antepassado comum).
A invasão dórica foi em parte responsável pela Idade Grega das Trevas que se seguiu. Não existem registros escritos; a migração dórica está documentada apenas pelo mudo registro arqueológico: como consequência houve o incêndio e destruição generalizado de sítios da Idade do Bronze quer em Creta, quer no continente grego, muitos dos quais foram reduzidos a aldeias ou abandonados, e a introdução do trabalho do ferro, puseram fim à Idade do Bronze no Egeu.