inunologia
25)Cite algumas das funções das citocinas. R: São mediadores da imunidade natural, reguladores de ativação, influenciam no crescimento e na diferenciação de linfócitos, na regulação da inflamação imunomediada, estimuladores do crescimento e diferenciação dos leucócitos imaturos.
26)Quais os principais requisitos que nos asseguram que uma vacina é efetiva no controle das infecções? R: Deve ter as seguintes características para que seja eficaz: ? Segura – não pode induzir a doença ou causar a morte; ? Protetora – deve proteger contra a doença, expondo o indivíduo ao patógeno (induzindo a formação de anticorpos); ? Oferecer proteção sustentada – deve durar vários anos; ? Induzir anticorpos neutralizantes – alguns patógenos infectam células que não podem ser substituídas (Ex: neurônios). Os anticorpos neutralizantes são essenciais para prevenir a infecção destas células; ? Induzir células T protetoras – alguns patógenos (intracelulares) são atacados mais eficazmente com respostas mediadas por células; ? Considerações práticas – baixo custo por dose, estabilidade biológica, facilidade de administração, poucos efeitos colaterais.
27)O que é apoptose? R: É a morte celular programada, uma forma de regular o número de células no corpo.
28)Diferencie necrose de apoptose. R: A necrose é um processo patológico de morte celular, que ocorre após a célula sofrer uma lesão irreversível. A apoptose é um processo fisiológico, que ocorre para promover renovação celular.
29)Diferencie imunização ativa de passiva. R: A imunidade pode ser passiva ou ativa. A imunidade passiva natural é a que já possuímos, a artificial é quando inoculamos os anticorpos no organismo. A imunidade ativa natural é a que produzimos em contato com o antígeno, a artificial é a vacina, que pode ser de diversos tipos: por