intruduçao a contabilidade
Depreciação é ato contábil de desvalorizar um bem em função de idade, estado de conservação e grau de obsolescência.
Uma empresa ao comprar, por exemplo, um automóvel, o faz por R$ 40 mil, em estado de zero quilômetro. O automóvel, segundo os especialistas da matéria, tem vida útil de 10 anos. Assim, no primeiro ano de uso, a empresa deprecia esse bem em R$ 4 mil, e lança esse valor na conta de despesas gerais. No seguinte, faz a mesma, e assim vai procedendo até "zerar" o valor da aquisição. É evidente que o valor contábil nem sempre corresponde ao valor físico do bem, isso em função do seu valor de mercado, da manutenção periódica, etc. Portanto, é sempre recomendável, ao final da vida útil do bem, reavaliar o bem.
2) Quais os bens estão sujeitos à Depreciação?
Os Bens materiais que estão sujeitos à depreciação são:
Computadores
Imóveis (construções)
Instalações
Móveis e Utensílios
Veículos
3) Quais os métodos de depreciação existentes?
Existem três métodos principais de depreciação:
Método Linear: É o método que contabiliza, como despesa ou custo, uma parcela constante do valor do bem em cada período.
Soma dos Dígitos: Este método consiste em somar os algarismos desde a unidade até o algarismo que representa o número de anos da vida útil do bem.
Saldo Decrescente: Também denominado método de Matheson ou Exponencial, ou ainda método da porcentagem fixa sobre o valor contábil.
4) Explique o que é Amortização?
É a redução do valor aplicado na aquisição de direitos de propriedade e quaisquer outros com existência ou exercício de duração limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilização por prazo legal ou contratualmente limitado.
5) Quais os bens estão sujeitos a Amortização?
Patentes de invenção, fórmulas e processos de fabricação, direitos autorais, licenças, autorizações ou concessões;
Direitos sobre bens que, nos termos da lei ou contrato que regule a concessão de serviço público, devem reverter ao poder