Introdução
Neste trabalho foi debruçado a respeito do planeamento familiar e vimos que o Planejamento Familiar é um conjunto de ações que auxiliam homens e mulheres a planejar a chegada dos filhos, e também a prevenir gravidez indesejada. Todas as pessoas possuem o direito de decidir se terão ou não filhos, e o Estado tem o dever de oferecer acesso a recursos informativos, educacionais, técnicos e científicos que assegurem a prática do planejamento familiar.
Desenvolvimento
O presente trabalho refere-se ao planeamento familiar, que constitui um componente fundamental de saúde reprodutiva, visto que existem muitos problemas de mortalidade materna infantil por falta de sensibilização, informação e até aconselhamentos a todas as famílias para promover uma maternidade e paternidade responsável para melhorar a saúde e bem-estar da família.
O bem-estar de uma família e de uma sociedade está relacionado não só com as condições económicas e nível de instrução, mas também com o estado de saúde dos seus elementos.
As famílias numerosas são as que têm maior dificuldade económica, baixo nível de escolaridade e, em consequência, deficiente estado de saúde.
Os recursos alimentares são um factor extremamente importante para sobrevivência das famílias, independentemente de viverem em áreas rurais ou urbanas.
Definições dos termos
Planeamento: significa fazer plano, um projecto.
Planeamento familiar é fazer plano sobre o número de filhos que pretende fazer e quando fazer.
Segundo a OMS o planeamento (P.F) é um conjunto de actividades destinadas a promover uma vida sexual saudável, evitar os nascimentos indesejados, determinar o número de crianças que constituirão a família e favorecer o nascimento em função da idade dos pais.
Benefício do planeamento familiar
Para criança:
- Melhor saúde;
-Garante aleitamento materno;
- Melhor crescimento físico e emocional;
- Diminui morbilidade e mortalidade infantil;
- Aumenta a chances de sobrevivência.
Para Mulher:
-