INTRODUÇÃO
1.1. Evolução histórica da administração da produção
Administração da produção esta presente desde o inicio da humanidade,entendida como o conjunto de atividades que levam à transformação de bem menores utilidades em bens de maior utilidade.
Nesse primeiro estágio as ferramentas e os utensílios era exclusivamente por quem os produzia, para uso domestico. Ao passar dos anos foram surgindo pessoas extremamente habilidosas na produção de certos bens, surgiram então os primeiros artesãos, onde começou a aparecer as primeiras formas de produção organizada, onde já eram estipulados especificados prazos e especificações.
A produção artesanal evoluiu, foram aumentando as demandas e os artesões começaram a fazer a contratação de ajudantes para treinamento em menor responsabilidade.
A produção artesanal entrou em decadência com o inicio da revolução humana , com a substituição da força humana pela forças das máquinas, os artesões começaram a trabalhar nas fabricas e começou a ter uma maior na padronização dos produtos e por conseqüência começaram a surgir cargos de gerencia e liderança e treinamento do setor operacional.
Em 1790 Eli introduziu o conceito de padronização de componentes, onde teve inicio a criação de desenhos e croquis. Surgiu a função de projeto de produto, de processos, de instalações entre outros.
No fim de século XIX, a sistematização do conceito de produtividade criada por Taylor, à procura incessante por melhores métodos de trabalho e processo de produção para obter melhoria da produtividade com o menor custo em toda empresa.
Essa procura ainda hoje é o tema central em todas as empresas, A análise de relação entre e output que é a medida quantitativa do que foi produzida e Input que é a medida quantitativa dos insumos assim nos permite quantificar a produtividade que sempre foi o grande indicados do sucesso ou fracasso das empresas.
Em 1910, Henry Ford, cria a linha de montagem seriada revolucionando e surge o conceito de produção em